Europa discute reforma agrícola

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 11 de maio de 2003 as 12:15, por: cdb

Os ministros da Agricultura da União Européia vão debater, durante três dias, como melhorar a qualidade dos produtos agrícolas, no contexto de reforma da Política Agrícola Comum (PAC). O encontro, que ocorre na ilha de Corfu, na Grécia, até terça-feira, vai abordar também os subsídios aos agricultores.

O responsável grego que detém atualmente a presidência da União Européia e o comissário europeu para a Agricultura, Franz Fischler, esperam terminar em junho as negociações da reforma da PAC. Bruxelas estabeleceu o ano de 2004 como a meta para a entrada em vigor das novas regras sobre o financiamento da agricultura européia.

Os pontos fundamentais são o redesenho dos subsídios financeiros concedidos pela União Européia aos agricultores. A principal resistência está na França, o principal beneficiário da PAC. A idéia da reforma é condicionar a ajuda à qualidade dos produtores, através de compensações.

Durante a reunião os ministros europeus vão abordar a questão dos produtos geneticamente modificados, os chamados transgênicos.