Euro atinge sua maior cotação frente ao dólar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2003 as 08:32, por: cdb

O euro atingiu nesta segunda-feira até 1,16 dólar, seu maior valor desde janeiro de 1999, depois que o secretário americano do Tesouro, John Snow, descartou uma intervenção nos mercados de divisas para apoiar o dólar.

Às 07.55 GMT (4h55 Brasília), a moeda única estava sendo cotada a 1,1615 dólar, contra o 1,1466 dólar de seu câmbio oficial, fixado na sexta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE).

No mercado de divisas de Frankfurt, a moeda européia estava sendo negociada de manhã a apenas 1,45% abaixo do valor com o qual estreou no início de janeiro de 1999 na zona do euro.

Os lucros da moeda européia foram registrados depois de Snow ter declarado este fim de semana que a queda do dólar favorece as exportações americanas.

Snow descartou que seu Governo vá intervir nos mercados de divisas para apoiar o dólar e afirmou que “nós não intervimos para manipular o valor de uma divisa”.

O euro ganhou mais de 20% nos últimos 12 meses contra o dólar e também se valorizou consideravelmente em relação a outras moedas fortes, como o iene e a libra esterlina.