Euro 2016: França promete resolver falhas de segurança do estádio nacional

Arquivado em:
Publicado Segunda, 23 de Maio de 2016 às 10:34, por: CdB

Torcedores usaram fogos de artifício dentro e fora do estádio, e objetos proibidos foram levados para dentro de suas instalações apesar das vistorias severas

Por Redação, com Reuters - de Paris:

As falhas de segurança expostas durante a final da Copa da França no final de semana serão solucionadas antes da Euro 2016, que começa em três semanas, informou o governo nesta segunda-feira.

O torneio de um mês de duração, com jogos em todo o país, terá início em 10 de junho com um estado de emergência ainda em vigor devido aos ataques de militantes islâmicos em novembro do ano passado que deixaram 130 mortos em Paris e visaram vários alvos na capital, incluindo a arena nacional Stade de France.

franca-2.jpg
As falhas de segurança expostas durante a final da Copa da França no final de semana serão solucionadas antes da Euro 2016

A partida de sábado entre os rivais Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha no Stade de France, que o PSG venceu por 4 a 2, foi considerada um evento de alto risco e um primeiro teste das medidas de segurança adotadas pelos organizadores e exigidas para a Euro.

Torcedores usaram fogos de artifício dentro e fora do estádio, e objetos proibidos foram levados para dentro de suas instalações apesar das vistorias severas, disseram autoridades de segurança. A superlotação foi outro problema sério.

– O sistema rachou um pouco. Existem pontos fracos que não são aceitáveis – afirmou Philippe Galli, representante da região de Sena-Saint-Denis, que é parcialmente responsável pela segurança da arena, ao jornal Le Parisien.

– Teremos que corrigir o que não funcionou.

Autoridades locais, a Federação Francesa de Futebol e a Uefa, que administra o futebol europeu, se reuniram nesta segunda-feira para avaliar os lapsos de segurança e o que deve ser feito para corrigi-los.

Falando depois do encontro, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que uma série de medidas serão finalizadas nos próximos dias para resolver os problemas detectados no sábado.

– Ficou decidido corrigir rapidamente as falhas para garantir o fluxo de torcedores em pontos de acesso ao estádio, para tornar as verificações de segurança de empresas privadas confiáveis e para tornar os pontos de saída de final de jogo seguros para os torcedores – afirmou.

Manchester United

O Manchester United venceu a Copa da Inglaterra com o lance de Jesse Lingard assegurando o placar de 2 a 1 contra o Crystal Palace, na final no Wembley Stadium no último sábado, sendo esta a primeira grande taça em três anos.

Após 90 minutos, o jogo permanecia empatado em 1 a 1. Jason Puncheon deixou o Crystal Palace atrás aos 12 minutos de jogo, mas após três minutos Juan Mata igualou o placar.

Durante a prorrogação, o zagueiro do Manchester United Chris Smalling acabou sendo expulso ao receber o segundo cartão amarelo, mas Lingard permitiu um momento de classe ao dar ao técnico holandês Louis van Gaal a primeira taça em seus dois anos em Old Trafford.

– É fantástico ganhar esse título para o clube, para os fãs e também para mim – disse Van Gaal. "Agora que ganhei uma Copa em quatro países. Não são muitos os técnicos que podem dizer isso, então estou muito feliz".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo