EUA reduzirão nível de alerta por terrorismo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003 as 16:42, por: cdb

O governo dos Estados Unidos reduzirá hoje, quinta-feira, o nível de alerta por terrorismo depois de decidir que não há perigo iminente de um atentado, disseram fontes oficiais.

A passagem do alerta laranja (risco alto) ao amarelo (risco considerável) será hoje, o que indica que o governo acha que as ameaças diminuíram.

Washington aumentou o nível de alerta no dia 7 de fevereiro por ter recebido uma informação que indicava que poderia haver um atentado contra alvos americanos coincidindo com o período de peregrinação muçulmana anual à Meca.

As autoridades disseram que receberam avisos de que alguém poderia detonar uma bomba química, por isso foi recomendado aos americanos que comprassem plástico e fita adesiva para isolar e preservar pelo menos um quarto de cada casa.

Essa recomendação, acompanhada do conselho de fazer estoque de água mineral, alimentos e outras provisões de emergência, criou certo pânico em parte da população dos EUA, que esvaziou as estantes de lojas especializadas nesses produtos.

Posteriormente, várias informações da imprensa indicaram que o informante que deu o aviso sobre o ataque foi submetido a uma prova de detector de mentiras, que demonstrou que se tratou de um engano, embora as autoridades não tenham confirmado oficialmente.