EUA preparam plano para nova base militar no Iraque, dizem autoridades

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 10 de junho de 2015 as 10:30, por: cdb
Forças paramilitares iraquianas se reúnem na província de Anbar, no Iraque
Forças paramilitares iraquianas se reúnem na província de Anbar, no Iraque

 

Os Estados Unidos devem anunciar nesta quarta-feira planos para estabelecer uma nova base militar na província de Anbar, no Iraque, e enviar cerca de 400 novos instrutores para ajudar as forças iraquianas na luta contra o Estado Islâmico, disse um funcionário norte-americano.

O plano seria ampliar o contingente de 3,1 mil treinadores e conselheiros dos EUA no Iraque e representaria um ajuste na estratégia do presidente Barack Obama, que está enfrentando críticas crescentes por não ser mais duro no combate ao Estado Islâmico.

Autoridades dos EUA, falando sob a condição de manter o anonimato, expressaram a esperança de que mesmo uma presença dos EUA modestamente reforçada poderia ajudar as forças iraquianas a planejar e efetuar um contra-ataque para retomar a capital de Anbar, Ramadi, que os insurgentes conquistaram no mês passado.

No entanto, a expectativa é que Obama mantenha sua posição contrária ao envio de tropas norte-americanas para combate ou até mesmo para as imediações das linhas de frente, disseram autoridades.

Obama disse na segunda-feira que os Estados Unidos ainda não têm uma estratégia completa para treinar as forças de segurança iraquianas para que recuperem o território perdido para os combatentes do Estado Islâmico, que se apoderaram de um terço do Iraque no ano passado, em uma campanha marcada por assassinatos em massa e decapitações.