EUA preparam ataque a guerrilheiros da Al-Qaeda refugiados no Iêmen

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de setembro de 2002 as 14:19, por: cdb

Fontes da inteligência norte-americana mencionaram que o CIA e o exército dos EUA começam os preparativos para lançar uma operação confidencial no Iemen. Eles vão em busca de combatentes da rede terrorista de Osama bin Landen, a Al-Qaeda, que acreditam ter fugido do Afeganistão para aquele país norte-africano. A rede de notícias CNN disse nesta quarta-feira que a frota americana de navios do assalto está de prontidão na costa do Iêmen e será como um ponta-de-lança para as forças especiais estacionadas atualmente em Djibouti.

Ainda segundo fontes, mais de 800 soldados dos EUA e 10 helicópteros das forças especiais estão em Djibouti, incluindo uma tropa das forças secretas Delta, para sequestrar suspeitos em território de outros países da região.

O Pentagono não comentou o relatório, mas as fontes disseram que o CIA está controlando a operação através de uma pequena força especial de segurança e a presença norte-americana em Djibouti está disfarçada em uma base francesa. Esta operação acontece após o crescimento no número de oficiais dos EUA no país onde bin Laden esteve refugiado, antes da guerra norte-americana contra o Afeganistão. O país é tradicionalmente um refúgio seguro para combatentes ou fugitive do Al-Qaeda.