EUA: jogadores de basquete vão visitar Vila Olímpica da Mangueira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de outubro de 2015 as 13:52, por: cdb

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

O Consulado Geral dos EUA está trazendo ao Rio de Janeiro os jogadores de basquete Jason Collins (NBA) e Chiney Ogwumike (WNBA). A visita faz parte do programa “Sports Envoys.” A iniciativa do Departamento de Estado norte-americano foi lançada 2003 e tem como objetivos difundir valores como inclusão social, trabalho em equipe, disciplina, autoconfiança e liderança por meio da prática esportiva.

Jason Collins (nascido em 2 de Dezembro de 1978) é um jogador norte-americano aposentado de basquete profissional
Jason Collins (nascido em 2 de Dezembro de 1978) é um jogador norte-americano aposentado de basquete profissional

Eles estarão na cidade para participar de palestras, clínicas e visitas a diversas entidades que promovem e apoiam o esporte olímpico e paralímpico no Brasil.  Na próxima segunda-feira, os dois farão atividades com os atletas da Vila Olímpica da Mangueira.

Na próxima terça-feira, Collins e Ogwumike vão assistir e participar de uma demonstração de basquete em cadeira de rodas na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), a maior instituição do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo. Logo depois, seguem para a Cruzada São Sebastião, no Leblon, onde também irão interagir com atletas locais.

Sobre os atletas:

Jason Collins (nascido em 2 de Dezembro de 1978) é um jogador norte-americano aposentado de basquete profissional, tendo jogado 13 temporadas na National Basketball Association (NBA). Ele jogou basquete universitário pela Stanford University onde integrou a seleção All-American em 2000–2001, antes de ser convocado para a NBA, pelo Houston Rockets. Jason também atuou pelas equipes dos New Jersey Nets, Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, Atlanta Hawks, Boston Celtics, Washington Wizards e Brooklyn Nets. Jason nasceu na California e tem um irmão gêmeo chamado Jarron, que também compete na NBA. Além de seu excelente desempenho em quadra, Collins é um ativista contra o preconceito: foi o primeiro jogador de um time profissional americano a se declarar homossexual.

Chiney Ogwumike (nascida em 21 de Março de 1992) é uma jogadora nígero-americana de basquete profissional pelo Connecticut Sun, pela WNBA ( Women’s National Basketball Association). Ela tem 1,91m de altura e atua como ala-pivô. Chiney frequentou a Cypress Fairbanks High School em Cypress, Texas, vencendo o Campeonato Estadual 5A nas temporadas que jogou como caloura e veterana. Ela detém o recorde de mais rebotes na história do basquete femininino de Stanford e foi medalhista de ouro no World University Games, ao lado da irmã Nneka Ogwumike. Chiney é formada em Relações Internacionais e foi consagrada Jogadora do Ano pela PAC-12 Conference, em 3 de Janeiro de 2014.

O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro traz os atletas norte-americanos com o SportsUnited, o escritório do Departamento de Estado responsável pela diplomacia do esporte e por intercâmbios esportivos, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete, WNBA, NBA e ANDEF.