EUA instalam base no Qatar para possível guerra no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 1 de dezembro de 2002 as 01:04, por: cdb

Os Estados Unidos instalaram um novo comando militar em uma base no Qatar que funcionaria como principal quartel-general do país no golfo Pérsico em caso de haver mesmo uma guerra contra o Iraque.

Segundo reportagem do jornal The New York Times deste domingo, antecipada na noite deste sábado na internet, o governo norte-americano espera promover na base em dezembro um grande exercício militar chamado “Olhar Interno”.

As operações no Qatar, um pequeno Estado localizado ao sul do Iraque e da Arábia Saudita, seriam simulações de guerra que nunca foram realizadas fora dos Estados Unidos. Os procedimentos de comando seriam os mesmos usados em uma eventual guerra contra o Iraque.

Até o momento, a posição oficial do governo norte-americano é de que a base no Qatar serve apenas para “exercitar os músculos” enquanto esperam os resultados das inspeções da ONU (Organização das Nações Unidas) no país para verificar a existência de armas de destruição massiva no Iraque.

No entanto, o New York Times afirma que, mesmo ainda não tendo autorização formal do Qatar, os EUA já planejam utilizar a base como principal quartel-general no golfo Pérsico.

Como outros países árabes, o governo do Qatar ainda espera que um novo conflito bélico entre Iraque e EUA seja evitado.

O Qatar é a sede da rede de televisão Al Jazzera, que nasceu com financiamento do emir do país, o xeque Hamad bin Khalifa al-Thani, e se transformou no maior canal de divulgação de vídeos do terrorista Osama Bin Laden.

Ao mesmo tempo, o Qatar tem cooperado mais com os EUA do que a vizinha Arábia Saudita _principal aliado norte-americano durante a guerra do Golfo, em 1991.

O Qatar chegou inclusive a construir uma base aérea de US$ 1 bilhão para atrair as forças norte-americanas ao país. Por isso, a confiança dos EUA de que poderá transformar a base em principal quartel-general.