EUA fazem proposta para eliminar tarifas nas negociações da Alca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de fevereiro de 2003 as 18:38, por: cdb

Os Estados Unidos anunciaram hoje uma oferta abrangente e ousada para eliminar tarifas e barreiras comerciais nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) – mercado de US$ 13 trilhões, 34 países e quase 800 milhões de pessoas.

De acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos, o governo norte-americano está se dispondo a eliminar suas taxas de importação sobre a maioria das importações industriais e agrícolas do hemisfério ocidental tão logo a Alca entre em vigor e está oferecendo acesso amplo a seus serviços, investimentos e setores de compras governamentais.

A oferta dos Estados Unidos prevê que as importações de têxteis e vestuário da região teriam isenção de impostos no país cinco anos após a Alca entrar em vigor, desde que haja reciprocidade por parte dos outros países.

“Nossa visão hemisférica comum é que o livre comércio e a abertura beneficiam a todos e propiciam oportunidades, prosperidade e esperança a todos os nossos povos. O presidente Bush considera a Alca uma alta prioridade, e hoje apresentamos propostas ousadas para diminuir as barreiras em toda a região”, afirmou o representante de Comércio dos EUA, Robert B. Zoellick.