EUA e China preparam diálogo sobre crise nuclear

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de novembro de 2003 as 20:24, por: cdb

Os preparativos para a retomada das conversações entre as seis partes interessadas no programa nuclear norte-coreano antes do fim do ano continuam num bom ritmo. A informação foi dada por um alto responsável chinês de visita em Washington.

“Tivemos boas conversações. Os preparativos para uma segunda série de discussões a seis em Pequim começaram”, declarou o vice-ministro chinês dos Assuntos Exteriores, Wang Yi, após as conversações de sexta-feira com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell. Na véspera, ele já havia se reunido com várias autoridades da diplomacia norte-americana.

Os Estados Unidos e seus sócios (China, Rússia, Japão, Coréia do Sul) esperam poder organizar antes do final de 2003 uma segunda rodada de conversações com a Coréia do Norte. No início da semana passada, os dirigentes de Pyongyang se dispuseram a dialogar em meio às discussões com o número dois do Partido Comunista e presidente do Parlamento chinês, Wu Bangguo.

Uma primeira rodada das negociações entre os seis envolvidos em Pequim no final de agosto não foi suficiente para superar a crise provocada pelo anúncio do reatamento do programa nuclear norte-coreano há um ano, em violação de um acordo de 1994 entre Washington e Pyongyang.