EUA dizem que líder do talebã ‘está no Paquistão’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 9 de fevereiro de 2008 as 11:25, por: cdb

O líder supremo do Talebã, Mullah Omar, e vários comandantes da al-Qaeda, incluindo Osama Bin Laden, estão vivendo no Paquistão, segundo um alto funcionário do governo americano.
Ele disse que os integrantes do Talebã estão escondidos em Quetta, perto da fronteira com o Afeganistão, de onde coordenam a insurgência afegã.

Ele também reiterou a crença americana de que Osama Bin Laden está escondido nas áreas tribais do oeste do Paquistão.

— Não há dúvidas de que líderes da al-Qaeda – (Ayman al-) Zawhiri, Bin Laden…estão em áreas tribais do Paquistão —, disse o funcionário, sob a condição de manter o seu nome em sigilo.

— Nós acreditamos que o conselho de Talebã, o chamado shura, liderado por Mullah Omar, funciona em Quetta, no Paquistão —, afirmou.

O funcionário americano não revelou a fonte da informação. No mês passado, Muhammad Hanif, um porta-voz do Talebã que foi capturado, deu uma versão semelhante sobre o paradeiro de Mullah Omar, mas as alegações foram rejeitadas pelo Paquistão.

Hanif disse que Omar era protegido pelos serviços de inteligência paquistaneses. O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, fez alegações semelhantes no ano passado. A agência de inteligência do Paquistão, ISI, apoiou o Talebã depois da guerra civil que se seguiu à retirada das tropas soviéticas em 1989.