EUA criam sanduíches “Indestrutíveis”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de abril de 2002 as 15:06, por: cdb

Os Estados Unidos declararam guerra aos sanduíches umedecidos e amolecidos. Pesquisadores do Exército americano inventaram um sanduíche “indestrutível” para alimentar seus soldados nos campos de batalha. O supersanduíche deve permanecer fresco e seco por até três anos, resistindo à umidade do ar, às intempéries e ao manuseio pouco cuidadoso dos soldados. Até agora, os soldados americanos vinham sendo forçados a fazer seus próprios sanduíches com ingredientes pasteurizados armazenados em saquinhos separados.

Sabor

A responsável pelo projeto, Michelle Richardson, experimentou sanduíches feitos três anos antes usando as novas técnicas e disse que eles tinham um gosto “ok”.
“Eles não são tão saborosos quanto os que acabaram de ser feitos, mas são aceitáveis”, disse Richardson.

Para combater a umidade excessiva do sanduíche, os pesquisadores do Exército em Massachusetts usaram recheios como pepperoni e frango e adicionaram substâncias chamadas humectantes. Os humectantes impedem que a água contida no alimento vaze e limitam a quantidade de umidade para evitar o desenvolvimento de bactérias.

Fermento

Os humectanes impedem que o fermento cresça em saquinhos plásticos selados de sanduíche. Os soldados que experimentaram o sanduíche de pepperoni e frango aprovaram a nova refeição, segundo a revista New Scientist. Pesquisadores esperam criar novos alimentos “indestrutíveis” para os soldados, inclusive mini-pizzas, bagels com queijo cremoso, burritos e sanduíches de manteiga de amendoim.

A New Scientist diz que o supersanduíche só vai ser lançado em 2004 e, assim como ovo em pó e queijo processado, produtos também criados para as Forças Armadas, pode acabar integrando a dieta dos civis.