EUA avisam sobre ameaça terrorista em Jedá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de maio de 2003 as 03:27, por: cdb

O Departamento de Estado americano advertiu, nesta quinta-feira, sobre a ameaça de um ataque terrorista na cidade portuária saudita de Jedá.

O consulado geral dos Estados Unidos nessa cidade recebeu relatórios, não confirmados, indicando que poderia produzir um ataque terrorista no distrito de Hamra em Jedá, segundo o comunicado do Departamento de Estado.

– Embora não possamos confirmar a credibilidade dessa ameaça, esta informação está sendo encaminhada a comunidade americana em vista dos recentes eventos – disse o comunicado.

Assinalou que os americanos na Arábia Saudita devem manter um alto nível de vigilância e tomar medidas para aumentar sua segurança.

Ataques suicidas coordenados a segunda-feira passada em Riad, a capital saudita, causaram a morte de 34 pessoas. Foram realizados contra complexos residenciais habitados principalmente por estrangeiros.

Esses atentados foram atribuídos a rede Al Qaeda, do saudita Osama bin Laden, e originaram advertências de viagem por parte do Departamento de Estado e uma ordem de saída do pessoal diplomata não essencial na Arábia Saudita.

Pouco antes, o Departamento de Estado tinha recomendado aos americanos não viajar para a Quênia ante o perigo que ocorram nesse país africano atentados com mísseis dirigidos contra aviões.