EUA assina projeto para ampliar a missão da ONU no Iraque

Arquivado em:
Publicado Terça, 02 de Setembro de 2003 às 22:53, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou um projeto de resolução a ser apresentado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que amplia a missão da ONU no Iraque, além de facilitar a participação de outros países nesta força. A informação foi dada na última terça-feira por um funcionário norte-americano de alto escalão.

O funcionário, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que Bush concordou em submeter a resolução à ONU depois de uma reunião na Casa Branca com o secretário de Estado, Colin Powell, que tem pressionado por este movimento.
 
- Estaremos em posição de falar a outros governos em alguns dias - assegurou o funcionário, destacando que a proposta deverá responder às preocupações de outros países que vêm resistindo em contribuir com tropas para o esforço de estabilização no Iraque.

A proposta define mais o papel vital que a ONU pode desempenhar, como a coalizão e a ONU podem apoiar o processo político iraquiano e como outros podem contribuir no campo militar.
 
- Estamos trabalhando o texto (da resolução) mediante um processo entre agências e a resolução definirá com mais detalhes o papel da ONU no Iraque - informou o funcionário.

O funcionário destacou que a iniciativa visa satisfazer os vários países que relutam em contribuir com tropas para a força de ocupação no Iraque liderada pelos Estados Unidos.

- O projeto define o novo papel vital das Nações Unidas, como a coalizão e as Nações Unidas podem apoiar o processo político iraquiano e como outros podem contribuir militarmente - disse o funcionário.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo