EUA anunciam domínio de Samarra

Arquivado em:
Publicado Domingo, 03 de Outubro de 2004 às 12:13, por: CdB

As forças lideradas pelos Estados Unidos declararam vitória em Samarra, no primeiro passo de uma iniciativa para retomar todas as áreas mantidas por rebeldes iraquianos antes das eleições de janeiro.

Mas um dia depois do final da luta mais acirrada, organizações de ajuda manifestaram preocupação com a contínua falta de água e energia na cidade e com o destino de centenas de famílias que fugiram da ofensiva. Também há preocupação com o número de vítimas civis.

Cerca de 3 mil soldados norte-americanos e 2 mil soldados iraquianos atacaram Samarra, a 100 quilômetros ao norte de Bagdá, na sexta-feira, determinados a tirar os rebeldes da cidade.

- Foi uma operação de sucesso. Estamos muito confiantes de que o futuro de Samarra será bom - disse o major-general John Batiste, comandante da 1ª Divisão de Infantaria, que liderou a ação, ao canal de televisão CNN.

- Está tudo resolvido em Samarra - disse o ministro de Defesa do Iraque, Hazem Shaalan, à rede televisiva Al Arabiya.

Também no domingo, um hospital ao Sul de Bagdá informou que recebeu os corpos de um homem e de uma mulher, provavelmente ocidentais, encontrados pela polícia no sábado. O homem foi decapitado com uma espada e a mulher levou um tiro na parte de trás da cabeça.
Nenhum deles tinha identificação e médicos da cidade de Mahmudiya disseram que eles parecem ser ocidentais.

Em 36 horas de combate, os militares dos EUA afirmaram ter matado 125 guerrilheiros e captado outros 88. Moradores disseram que muitos corpos foram deixados nas ruas, devido ao medo de fogo de franco-atiradores.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo