EUA alertam sobre possibilidades de ataques em Laos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 03:55, por: cdb

Os Estados Unidos advertiram na última segunda-feira para o aumento das preocupações de segurança em Laos e proibiram viagens de diplomatas americanos por estradas que vêm sendo alvo de ataques.

O departamento de Estado questionou a classificação dos atentados nas estradas 7 e 13 de Laos como ‘bandolerismo’ (ação de bandidos), destacando que provavelmente foram ataques por motivos políticos.

– Houve ataques em mercados públicos, serviços de transporte e todas as formas de transporte terrestre – indicou o departamento em anúncio público.

– Houve ataques esporádicos de grupos muito armados em pontos estratégicos na fronteira entre o Laos e a Tailândia, e em várias províncias do norte do país – acrescentou.

– Isso pode voltar a acontecer – indicou o departamento de Estado, aconselhando americanos a terem cuidados com os lugares públicos.

– O governo de Laos caracterizou estes ataques de ‘bandolerismo’, mas dada a violência extrema desses ataques, é provável que tenham fundamentos políticos – opinou o departamento de Estado.