Etapa paraibana do Circuito BB de Vôlei começa na quinta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de outubro de 2009 as 12:47, por: cdb

A partir de quinta-feira as areias do Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba, receberão pela 19ª temporada consecutiva as disputas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada em frente ao Busto de Tamandaré. As disputas da nona etapa do ano se estenderão até domingo. A entrada será gratuita nos quatro dias de competição.
A etapa paraibana contará também com as rodadas noturnas, na sexta-feira e no sábado. Nestes dias, a programação de jogos será interrompida no fim do tarde e retomada às 18h, para a realização dos últimos quatro jogos do dia. No sábado, as partidas da rodada noturna serão as da fase semifinal. As finais e disputas de terceiro lugar femininas e masculinas acontecerão na manhã de domingo.

Entre sexta e domingo, todas as partidas da quadra central da etapa paraibana serão transmitidas ao vivo pela internet, através do site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link.

Ao longo dos 19 anos de história da etapa paraibana, duas lendas do vôlei de praia brasileiro consolidaram seus nomes como os maiores vencedores nas areias de João Pessoa, com cinco títulos cada.

Vencedor da primeira edição, em 1991, ao lado de Roberto Lopes (CE), o cearense Franco detém o recorde entre os homens. O tetracampeão do Circuito Banco do Brasil venceu ainda em 1996 e 1999 ao lado de Roberto e voltou a subir no lugar mais alto do pódio em 2006 e 2007, já ao lado de Pedro Cunha (RJ). Nesta temporada, Franco buscará seu sexto título nas areias da capital paraibana tendo a seu lado o campeão olímpico Nalbert (RJ).

No feminino, a recordista é Shelda (CE), que foi campeã da edição de 1994 formando dupla com a carioca Gerusa. Ao lado de sua eterna parceira Adriana Behar (RJ), a medalhista olímpica venceu também em 1998, 2000, 2002 e 2003.

Vencedor das três últimas edições da etapa paraibana – 2006 e 2007, com Franco (CE) e 2008, com Harley (DF) -, o carioca Pedro Cunha será uma ausência sentida na etapa paraibana em 2009. Em recuperação de uma fratura por estresse na perna esquerda, o carioca só deverá voltar às quadras na próxima temporada.

Sem Pedro, o único tricampeão da etapa paraibana em ação em 2009 será o campeão olímpico Ricardo (BA), que venceu em 2000, com Zé Marco (PB), em 2001, com Loiola (ES), e 2002, com Emanuel (PR), seu atual parceiro.

No feminino, as atletas com maior número de título em ação serão as tetracampeãs do Circuito Mundial, Juliana e Larissa (CE/PA). Juntas, as campeãs pan-americanas venceram em João Pessoa em 2004, 2005 e 2006. Na temporada passada, as irmãs cariocas Maria Clara e Carolina subiram ao lugar mais alto do pódio no Cabo Branco.