Estudos para implantação da TV digital devem ficar prontos em 2003

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 4 de outubro de 2002 as 00:06, por: cdb

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luís Guilherme Schymura, informou hoje, que assim que for definido pelo governo o tipo de tecnologia digital a ser adotada pelo Brasil para a implantação da TV digital, será dado o sinal para que até o final do primeiro trimestre de 2003 os estudos sejam concluídos e submetidos à consulta pública. Disse que as próprias detentoras da tecnologia fornecerão toda a parte do suporte tecnológico.

De acordo com o presidente da Anatel, o que falta é uma instituição que acompanhe os testes para implantação do novo sistema , que devem começar ainda esse ano e ter duração de quatro meses e meio.

Atualmente, três empresas pretendem prestar o serviço de transferência da TV analógica para a digital, mas que ainda não há uma data precisa para definição do padrão a ser utilizado. “Vai se definir um padrão na medida em que seja analisado todas as questões tecnológicas do modelo de negócios e também das contrapartidas, que podem ser a transferência de tecnologia ou as contribuições comerciais”.

Guilherme Schymura disse que o período para transição entre as duas tecnologias será de dez anos.