Estudo sobre demanda turística de Rio das Ostras é lançado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 09:19, por: cdb
Rio das Ostras
Dotado de belas praias, tem recebido altos investimentos aplicáveis em infra-estrutura provenientes dos royalties concedidos pela Petrobras na área em questão

Nesta quinta-feira, será lançado o projeto de estudo da demanda e oferta turística da cidade de Rio das Ostras. O trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades do município e sua infraestrutura turística; fomentar a atividade e a qualificação dos profissionais, serviços e produtos; e fortalecer o Programa de Regionalização, aumentando, assim, o fluxo turístico do destino. O secretário de Turismo, Ronald Ázaro, apresentará o projeto.

O trabalho em Rio das Ostras é uma parceria da Secretaria de Turismo e da sua vinculada TurisRio com a prefeitura local. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, questionários e entrevistas com empresários e representantes institucionais ligados à atividade turística na região.

Através do estudo da demanda e oferta turística é possível identificar os atrativos, serviços, equipamentos, infraestrutura, meios de acesso, e, ainda, resgatar, coletar, ordenar e sistematizar dados e informações sobre as potencialidades dos atrativos turísticos, subsidiando as duas instituições, Governo do Estado e município, no objetivo principal que é chegar à conclusão do inventário turístico da cidade. O trabalho beneficia não só os turistas, como também os empreendedores, que passam a ter informações sobre o local onde pretendem realizar investimentos, o poder público, que recebe subsídios para um planejamento turístico sustentável, os estudantes e a imprensa.

Segundo Marco Aurélio Paes, diretor de Operações da TurisRio, Rio das Ostras foi escolhido para o projeto piloto devido à sua importância econômica e turística na Costa do Sol, além da cidade ter um posicionamento geográfico estratégico, uma vez que tem proximidade com um município indutor e com outros que participam do Programa de Regionalização.

– Rio das Ostras vem mostrando através do intenso trabalho em prol do turismo fluminense e de obras de infraestrutura na cidade que reconhece a importância da atividade para o desenvolvimento do município. Temos certeza que o estudo agora apresentado será de grande importância para incrementar ainda mais o turismo no município – disse.