Estudo alerta sobre perigo de senhas fáceis na Internet

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de outubro de 2012 as 13:24, por: cdb
Senha
Centro de Estudo lançou cartilha de orientação para proteger dados na web

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou um fascículo sobre cuidados com as senhas. O material está disponível no formato PDF e é acompanhado de slides. A entidade permite que a publicação seja usada livremente para divulgar boas práticas e dicas de como escolher uma boa combinação para proteger os dados.

Recentemente, o CERT.br também publicou manuais sobre Redes Sociais. O material faz parte da Cartilha para Segurança na internet.

De acordo com o CERT.br, não é raro ouvir que a senha de alguém envolve uma data de nascimento, uma combinação fácil de letras e números, como “abc123”, ou algo “fácil de lembrar”. Para o Centro, se a senha é frágil e fácil de ser adivinhada, também é fácil que alguém tenha acesso a algum serviço que você utilize.

O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil.