Estúdio prepara CD-DVD para celebrar Nat King Cole

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de setembro de 2004 as 04:49, por: cdb

Para lembrar o 40o. aniversário da morte do cantor Nat King Cole, a gravadora Capitol/EMI prepara o lançamento mundial de uma nova compilação de suas canções e um documentário. O produto será lançado em diversos pacotes diferentes.

Criados com a cooperação plena dos herdeiros de Cole e todos intitulados “The World of Nat King Cole”, os conjuntos de CD e DVD chegarão às lojas simultaneamente no próximo 25 de janeiro, nos EUA, e um dia antes disso no mercado internacional.

O CD trará 28 clássicos remasterizados de Nat King Cole, desde seu sucesso de 1944 “Straighten Up and Fly Right” até o “dueto virtual” póstumo de 1992 com sua filha Natalie Cole, “Unforgettable.”

A versão americana também traz a versão original de 1951 dessa última canção, além de sucessos eternos como “(I Love You) For Sentimental Reasons”, “Nature Boy”, “Too Young”, “A Blossom Fell” e “Mona Lisa”.

As edições internacionais terão uma lista de faixas que refletem os sucessos do cantor em diversas regiões do mundo e também as gravações que ele fez em línguas diferentes. Por exemplo: seu single de 1964 “L-O-V-E”, que chegou ao 17o. lugar da lista de sucessos adultos contemporâneos nos EUA, também foi gravado em espanhol, italiano, francês, alemão e japonês.

O DVD terá o documentário da “The World of Nat King Cole”, dos cineastas Stuart Watts, Ian Hunt e Kari Lia. Já estão sendo traçados planos para exibir o filme pela televisão nos EUA e no Reino Unido em fevereiro, e também em outros mercados internacionais.

“Os temas que exploramos em ‘The World of Nat King Cole’ incluem a fama de Cole ainda em vida e o apelo atemporal e universal de sua música, com destaque especial para o papel influente que Nat exerceu no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos”, disse Kari Lia.

“Nat King Cole foi um dos primeiros afro-americanos a romper as grandes barreiras raciais na indústria do entretenimento, e fomos descobrir que essa é uma parte de sua vida que ainda não tinha sido coberta a fundo”, afirmou.

“The World of Nat King Cole” será lançado em pacotes separados de CD e DVD e também numa edição limitada, de luxo, contendo CD e DVD.

Segundo a filha do artista, Caroke Cole, o projeto demonstra a influência do cantor. “Esse ambicioso projeto multimídia explora as diversas maneiras como Nat continua a inspirar pessoas em todo o mundo. Depois de 40 anos, sua influência incomparável ainda atravessa divisões culturais e de gerações”, afirmou.