Estudantes voltam às aulas em Banda Aceh

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 05:28, por: cdb

Mais ou menos 130 escolas e 141 “colégios de campanha” criados nos acampamentos de evacuados abriram, nesta quarta-feira, na província indonésia de Aceh, justo um mês depois de um poderoso maremoto devastar essa região no norte da ilha de Sumatra.

O departamento de Educação de Aceh tem contabilizados 177.000 estudantes deslocados no território, além de 765 centros de educação destruídos ou seriamente danificados e em torno de mil docentes mortos por causa do desastre natural.

Mais ou menos 2.500 professores de outras partes da Indonésia foram recrutados com caráter de urgência para cobrir as necessidades básicas em Aceh.

As autoridades educativas do antigo Sultanato de Aceh esperam que pelo menos 15.000 estudantes deslocados respondam a esta chamada e prevêem que o número aumente significativamente nos próximos dias à medida que os trabalhos de reconstrução avançam.

Quase 230.000 pessoas perderam a vida ou desapareceram na região indonésia setentrional de Sumatra por causa do cataclismo de 26 de dezembro passado, segundo dados provisórios do Ministério da Saúde da Indonésia.