Estudantes usam internet para divulgar protesto na USP

Arquivado em:
Publicado Terça, 22 de Maio de 2007 às 18:06, por: CdB

Os estudantes que ocupam o prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) desde o dia 3 decidiram utilizar os mecanismos da internet para organizar uma comunicação direta com a população. Além de um blog, os manifestantes produzem e divulgam também vídeos e fotos do protesto. Durante a madrugada desta terça-feira, cerca de uma hora após a plenária dos estudantes ter decidido que não sairiam do prédio até que fosse tomada qualquer decisão na assembléia geral marcada para as 18 horas desta terça, um texto já estava disponível no Blog da Ocupação, com explicações detalhadas.

O site diz que: "Em plenária realizada há pouco com a presença de cerca de 800 estudantes e funcionários foi deliberado que a proposta reiterada pela Reitora na reunião continua sendo insuficiente e que a Ocupação será mantida. Esclarecemos que haverá uma Assembléia Geral dos estudantes, hoje às 18h, em frente ao prédio da Reitoria".

A reitora da USP, Suely Vilela, deu um prazo até as 24 horas de segunda-feira para que os estudantes decidissem sobre a desocupação do local. Os estudantes solicitaram à reitoria que esperasse pela decisão da assembléia de alunos, marcada para as 18 horas de terça, mas não houve acordo.

Na internet, mais de 300 sites, entre blogs e páginas pessoais, comentam a ocupação da universidade pública. Um dos receios é a intervenção policial. O coronel Joviano Conceição Lima, comandante da Tropa de Choque da Polícia Militar, disse que a polícia pode "usar a força na medida da energia necessária e da força física necessária, de acordo com a resistência dos alunos". De acordo com ele, uma liminar concedida no dia 16 de maio prevê a reintegração de posse "de pronto, utilizando-se inclusive de força policial, se necessário".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo