Estudantes ajudam na divulgação do Rio para turistas

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Publicado Terça, 22 de Janeiro de 2008 às 08:20, por: CdB

Ao todo, cerca de 100 estudantes bilíngües – batizados de Carioquinhas – podem ser encontrados nos principais pontos turísticos da cidade, devidamente uniformizados, com informações relevantes sobre cada uma das maravilhas do Rio de Janeiro. A iniciativa da TurisRio, empresa vinculada à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, ganhou o apoio da Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito).

Para o presidente da instituição, Roberto Dultra, o Rio Verão Legal corrobora o conceito que o Rio de Janeiro tem, no país e no exterior, de ser uma das cidades mais hospitaleiras do mundo.

- Além de auxiliar de forma descontraída e simpática o receptivo da cidade, o movimento chega num momento oportuno. São cerca de 2,5 milhões de turistas, dos quais 30% estrangeiros, que visitarão o Rio nesta época do ano”, disse ele.

Além dos serviços que presta aos turistas, o projeto representa um aprendizado para os estudantes.

- Eles têm oportunidade de fazer um contato prático com o mundo turístico, disse Dultra. Para ele, dessa maneira os estudantes acabam atuando como agentes multiplicadores de informações turísticas. Promovido pela Secretaria de Turismo, o serviço funciona diariamente das 8h se estenderá até o carnaval.

Baseados em ombrelones, os Carioquinhas atendem os turistas em pontos como Lapa, Píer Mauá, Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Tom Jobim, Cristo Redentor, Pão de Açúcar e toda a orla da Zona Sul. Além de serem atendidos nos ombrelones, os turistas também são abordados pelos Carioquinhas, que entregam um folheto com informações sobre linhas de ônibus municipais e intermunicipais, metrô, tarifas de táxi, telefones úteis, entre outras.

De acordo com o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, o objetivo do projeto é oferecer maior conforto, segurança e informações corretas aos turistas que visitam a cidade.
- Receber bem o turista é fundamental. A idéia é fazer um time de pessoas com o jeito e a cara do Rio, preparadas para prestar informações turísticas. Nesse período de alta estação, é importante ter um atendimento especializado direcionado para os turistas - diz Eduardo Paes.

No balanço da primeira semana de atuação, as equipes do Rio Verão Legal 2008 distribuíram cerca de 40 mil folhetos nos principais pontos turísticos da cidade, enquanto o número de abordagens pessoais chegou a 45 mil..

O projeto nasceu de um estudo feito pela TurisRio que apontou a falta de informação como uma das principais queixas do turista que visita o estado. De acordo com as estimativas oficiais, a expectativa é de que durante todo o período de verão, que vai de dezembro a março, incluindo o carnaval, o Rio de Janeiro receba mais de 2,5 milhões de turistas do Brasil e do exterior, gerando uma renda de U$ 1,8 bilhão.

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