Estudante da UFF percorre país de bicicleta para documentar arquitetura

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 as 13:15, por: cdb

O estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal Fluminense Demis Ian Sbroglia está percorrendo o litoral brasileiro, de Chuí, no Rio Grande do Sul, ao Oiapoque, no Amapá, para inventariar os diversos exemplos de arquitetura encontrados na costa marítima, focalizando as condições de salubridade, conforto, estrutura e segurança.

Ao mesmo tempo em que documenta as construções típicas de cada região, Demis pretende posteriormente difundir outras possíveis soluções que proporcionem mais qualidade de vida e saúde para os habitantes dessas regiões.

Denominado “Projeto Casulo”, o estudo conta com a colaboração de diversas áreas da universidade, como engenharia, comunicação, geologia e geografia, entre outras.

Demis está, atualmente, no estado de Santa Catarina, onde pretende visitar 18 municípios e, para que a sua estada seja mais proveitosa, professores de geografia e geologia antecipam sempre quais os tipos de solo e de materiais que serão encontrados nas próximas escalas.

O curso de comunicação da universidade de Niterói vai colaborar com o documentário e o livro a serem produzidos a partir da análise do material.