Estrada do Pinhal é uma das vias na zona rural que estão recebendo obras

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:07, por: cdb

Estrada do Pinhal é uma das vias na zona rural que estão recebendo obras

Alex Brito/PMJ

Estradas rurais recebem manutenção

Uma verdadeira maratona. Para chegar até lá é preciso percorrer exatos 42 quilômetros, entre a cidade, passando por rodovias (Dutra e D. Pedro I) e estradas rurais, até o bairro das Brotas, em Jacareí, local que está recebendo melhorias da prefeitura. O caminho, além de longo, é percorrido devagar e com muitos equipamentos.
São vários caminhões basculantes, além de motoniveladoras (conhecida como patrol), carregadeiras e retroescavadeiras, sendo que esses três últimos precisam ser transportados até o local em cima de uma carreta, que por sua vez faz várias viagens até levar todos os equipamentos para a área que irá receber a manutenção.
Jacareí possui cerca de 600 quilômetros de estradas rurais. Nesta semana a Secretaria de Infraestrutura está realizando os trabalhos nos bairros das Brotas e do Pinhal. São três estradas rurais que estão recebendo serviços de limpeza, alargamento, nivelamento e cascalhamento – estradas do Pinhal (2,7 km de extensão), das Brotas (3,5 km) e do Alambique (5,5 km).
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as melhorias nas estradas rurais beneficiam moradores da zona rural, produtores e comunidade que usufrui de sítios nos finais de semana para descansar na roça.
Os trabalhos consistem ainda em manutenção das travessias com colocação de tubos de concreto. Além do cascalho, vários trechos das estradas podem receber ainda material fresado de asfalto puro ou misturado com cascalho para garantir maior firmeza do solo em trechos mais críticos.
Caminho para a escola – A Prefeitura de Jacareí realizou em 2010 um extenso trabalho de manutenção e de melhorias em cerca de 80% das estradas rurais da cidade. No ano seguinte as vias foram conservadas pelas equipes, que atuaram ainda nos serviços de emergência em vários bairros rurais.
As estradas que não foram contempladas em 2010 estão recebendo os serviços desde janeiro deste ano. Os bairros Varadouro, Mato Dentro, Rio Comprido, Santo Antônio do Mato Dentro, Amizade e Santana, entre outros, receberam manutenção de emergência.
A prefeitura priorizou ainda, no início deste ano, as estradas que são utilizadas pelas linhas de ônibus escolares, beneficiando as crianças que precisam ir à escola. Entre as prioridades estavam as estradas do Remedinho e das Brotas.
(José Carlos Júnior)