Estadual Principal: Kurdana/Cotia abrirá a competição

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 11:00, por: cdb

Por: Ricardo Silva
Finalmente saiu a tabela definitiva do Estadual Paulista Principal de futsal feminino – Série A-1. A Kurdana/Cotia terá a honra de abrir a edição 2012 da competição. A equipe estreará em casa, no Ginásio Municipal, contra Jacareí, às 16 horas de quarta-feira (14).
No ano passado, a Kurdana também abriu o certame. Na condição de campeã de 2010, foi à Piracicaba e empatou com o XV/Rezende local por 1 a 1. A equipe, que está em treinamento desde o dia 01 de fevereiro, aguardava ansiosamente pelo início da atual edição – na qual tentará o seu segundo título e o retorno à Taça Brasil.
Todas as partidas em casa da Kurdana seguirão o mesmo padrão da estreia: 16 horas de quarta. A escolha se deu em função do Paulista de campo, o qual as cotianas disputarão, cujos jogos serão sempre de sábado ou domingo.
* Tudo para ser o Estadual mais forte do século
Verdade que são apenas nove equipes, repetindo o baixo número da edição de 2008, mas a qualidade é indiscutível. Todos os clubes virão com força, não havendo jogos fáceis. Quase todas agremiações investiram. A busca não será só pelo ouro estadual e a representação na Taça: em 2013, o Brasileiro de Seleções será adulto, e vale lembrar que, há dois anos, a Federação Paulista sempre escolhe a comissão técnica campeã da categoria na temporada anterior para montar a Seleção.
O maior número de equipes é da Região Oeste da Grande São Paulo – sendo três. A Kurdana/Cotia vem com sua garra de sempre. Graças aos esforços da diretoria, o clube manteve praticamente todo seu elenco, mesclando experiência e juventude, além de trazer dois reforços. O seu rival regional, Taboão da Serra, quer muito vencer e adquiriu seis novas atletas. Já o Grêmio Osasco não fez por menos, trazendo cinco novidades para a temporada; o clube venceu o Metropolitano e o Supercampeonato Paulista, indo representar o Estado na Taça Brasil deste ano.
Do Vale do Paraíba, duas respeitáveis equipes. Jacareí Futsal surpreendeu à todos, no ano passado, quando trouxe atletas da Seleção Brasileira e Paulista; agora, conseguiu mais três boas jogadoras e quer fazer história para a cidade que representa. Pindamonhangaba vem como o nome de Pinda EC, mantendo a sua forte equipe Sub 20 – que defenderá São Paulo na Taça Brasil da categoria.
Do interior, outras duas que não darão facilidade à ninguém. O XV de Piracicaba/Rezende vem com sua defesa sólida, de marcação disciplinada e disposta a aparecer entre as melhores. A ADPM/Marília, sensação do Metropolitano passado, quer continuar a surpreender, mostrando que os bons times não estão apenas em volta da capital.
Também temos uma equipe do ABC. Da região mais industrializada do Brasil, o sempre forte São Caetano/Drummond, agora sem a parceria da Associação Sabesp – infelizmente fora desta edição, após anos ininterruptos de participação e títulos. As caetanenses vêm organizadas e trazendo novidades.
Por fim, o Jaguaré/Palmeiras, atual campeão estadual, mudou de cidade e de formato. Antes em Barueri, o clube agora foi para a zona sul de São Paulo. Há um parceiro novo: trata-se da Acezos, associação comunitária que mantém o CDC Lourenço Cabreira, em Interlagos.
Para quem acompanha o futsal amador, tal parceria não surpreende. Em 2011, o Jaguaré cedeu atletas ao Lourenço Cabreira, ajudando-o na conquista dos Jogos da Cidade de São Paulo. Falando em amador, este novo Jaguaré/Palmeiras deve apostar, ao que parece, em jogadoras desconhecidas do público, provenientes de outras equipes não-federadas daquela região paulistana.
* Série A-1: campeonato único, quadras grandes e tabela respeitada
A disputa será longa – afinal, o salão feminino paulista terá campeonato único. Teremos turno e returno na fase de classificação. Com 16 partidas, irá de março a agosto, respeitando a folga dos Jogos Regionais do Interior, em julho. Quatro equipes passam aos mata-matas, fazendo as semifinais em dois jogos, assim como as finais. Em caso de empate em pontos nas semi e na final, teremos prorrogação na segunda partida, com vantagem de igualdade para a melhor campanha.
Outros ítens darão qualidade à disputa. A competição será considerada como Série A-1, o que provoca uma série de exigências. A entrada na competição só pôde ser feita mediante carta de confirmação enviada antes do Arbitral. As partidas somente acontecerão em ginásios vistoriados. As quadras deverão ter o mínimo de 36 m de comprimento por 18 m de largura. Mudanças na tabela definitiva só serão permitidas se o clube solicitante pagar R$ 1.200,00 e se houver comum acordo; a exceção será apenas para as modificações devido à questões da Confederação Brasileira, como as competições nacionais e jogos da Seleção. Por fim, não há janela de transferência, e as inscrições de atletas serão permitidas até duas rodadas antes das semifinais.
Apesar do atraso na divulgação da tabela, a indicação é de que teremos uma competição organizada. O avanço já se estende aos outros clubes. Conforme informações colhidas, teremos sim a Série A-2, com oito equipes e tamanho de quadra livre. Isto é histórico, pois não há registro de outros Estados com duas divisões no futsal feminino. Ainda não sabemos se haverá acesso e descenso entre as séries. Porém, somando as duas divisões, serão 17 clubes femininos em atividade o ano todo, superando os 15 na série única de 2010. O ano promete!
* Vejam os participantes do Estadual e a tabela de jogos da Kurdana/Cotia:
Participantes:
Kurdana/Cotia
Grêmio Osasco
São Caetano/Drummond
Jacareí Futsal
Pinda EC
Taboão da Serra
ADPM/Marília
XV de Piracicaba/Rezende
Jaguaré/Palmeiras/Acezos
TURNO14/03 – 16:00 – Kurdana/Cotia x Jacareí Futsal – Ginásio Municipal
24/03 – 19:00 – CA Taboão da Serra x Kurdana/Cotia – Ginásio Presidente Ciro I
31/03 – 18:00 – ADPM/Marília x Kurdana/Cotia – Ginásio da ADPM
11/04 – 16:00 – Kurdana/Cotia x Jaguaré/Palmeiras/Acezos – Ginásio Municipal
25/04 – 16:00 – Kurdana/Cotia x XV de Piracicaba/Rezende – Ginásio Municipal
26/04 – 19:30 – São Caetano/Drummond x Kurdana/Cotia – Gin. Joaquim Rabello
09/05 – 16:00 – Kurdana/Cotia x Pinda EC – Ginásio Municipal
18/05 – 20:15 – Grêmio Osasco x Kurdana/Cotia – Ginásio Geodésico
RETORNO26/05 – 18:00 – Jacareí Futsal X Kurdana/Cotia – Ginásio Educamais Jd. Paraíso
30/05 – 16:00 – Kurdana/Cotia x CA Taboão da Serra – Ginásio Municipal
06/06 – 16:00 – Kurdana/Cotia x ADPM/Marília – Ginásio Municipal
21/06 – 21:30 – Jaguaré/Palmeiras/Acezos x Kurdana/Cotia – CDC Lourenço Cabreira
30/06 – 15:30 – XV de Piracicaba/Rezende x Kurdana/Cotia – Ginásio Jardim Prezotto
01/08 – 16:00 – Kurdana/Cotia x São Caetano/Drummond – Ginásio Municipal
11/08 – 16:00 – Pinda EC x Kurdana/Cotia – Ginásio Alto do Tabaú
22/08 – 16:00 – Kurdana/Cotia x Grêmio Osasco – Ginásio Municipal
Contato:(11) 8375-0391www.acekurdana.com.brTwitter: @kurdanacotia