Estados Unidos devem declar fim da guerra no Iraque na próxima semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 26 de abril de 2003 as 13:34, por: cdb

Os Estados Unidos vão declarar o fim da guerra no Iraque, na próxima semana, apesar de as suas tropas ainda não terem encontrado as armas de destruição maciça, que foram a razão principal do conflito, disseram fontes da Casa Branca.

As mesmas fontes adiantaram que o anúncio será feito provavelmente na quinta-feira pelo presidente George W. Bush, em discurso de recepção às tropas que regressam do Golfo.

Assinalaram que o discurso de Bush será preparado logo que receba um relatório atualizado sobre o conflito, a apresentar pelo comandante das forças norte-americanas, o general Tommy Franks.

Uma dessas fontes acrescentou que Bush informará a população dos Estados Unidos sobre “o fim com êxito da fase militar da guerra no Iraque e o início da etapa de segurança nacional, que inclui a reconstrução do Iraque”.

Até agora Bush tinha mostrado reticências em declarar uma vitória total no conflito, apesar da insistência nesse sentido de forças políticas internas, por ainda estarem milhares de soldados norte-americanos no Iraque e existir o risco de mais baixas.

Entretanto, o governo do Cazaquistão vai enviar nos próximos dias um grupo de médicos militares para o Iraque, para prestar assistência à população civil.

“O Cazaquistão, partilhando a responsabilidade da comunidade internacional, está pronto a colaborar com os Estados Unidos na reconstrução do Iraque no pós-guerra”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.