Os Estados Unidos descartaram, nesta quinta-feira (horário local), a possibilidade de realizar uma reunião formal com a Coréia do Norte sobre o arsenal nuclear do país asiático durante um encontro de três dias na China, que tem como objetivo pôr fim à crise nuclear norte-coreana.
– O secretário-assistente (de Estado norte-americano, James) Kelly, teve uma conversa informal com representantes da Coréia do Norte ao final do dia. Mas não haverá encontro bilateral separado e formal com os norte-coreanos – disse a porta-voz da embaixada dos EUA em Pequim.
Rússia, Japão, Coréia do Sul e China – além dos Estados Unidos e da Coréia do Norte – discutem a crise nuclear envolvendo o governo de Pyongyang.
Ainda não havia sinal de progressos nas negociações. Ao final do primeiro dia do encontro de cúpula, a Rússia, que como a China é aliada tradicional da Coréia do Norte, falava em impasse.
– Até agora, os países apresentaram várias exigências preliminares, o que está bloqueando o avanço dessas negociações – disse o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Alexander Losyukov, segundo a agência de notícias Itar-Tass.
A China, por sua vez, apresentou uma visão mais positiva sobre o primeiro dia de negociações, que considerou um sucesso.
– Ouvi dizerem que as conversas desta manhã e desta tarde foram bastante promissoras – afirmou o ministro chinês das Relações Exteriores, Li Zhaoxing.
A China pediu moderação às vésperas do encontro em Pequim.
Antes do início dos três dias de negociações, os representantes dos seis países protagonizaram um aperto de mãos conjunto.
Estados Unidos descarta reunião formal com a Coréia do Norte
Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 28 de agosto de 2003 as 00:09, por: cdb