Estados Unidos criam rede de segurança máxima

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de outubro de 2001 as 19:01, por: cdb

“A Internet não é uma rede segura para a troca de dados entre as agências governamentais”. Essa é uma das primeiras conclusões do novo czar do ciberespaço do governo norte-americano, Richard Clarke, nomeado conselheiro presidencial para segurança do ciberespaço pelo governo Bush.

Como resultado dessa constatação, o conselheiro está coordenando a criação de uma nova rede batizada como Govnet e que prevê a criação de uma rede de computadores “livre de hackers ou terroristas”, segundo fontes do governo norte-americano. De acordo com o conselheiro, a Govnet será utilizada para transmissão de voz e dados, como a realização, por exemplo, de videoconferências com o presidente Bush.

Essa iniciativa, segundo o governo dos EUA teria vantagens como integrar as diferentes redes existentes na comunidade de inteligência da terra do Tio Sam, como é o caso das agências como a CIA e o Departamento de Defesa que utilizam redes separadas e que deixará de acontecer com a criação da Govnet. Para o desenvolvimento da rede, o governo está solicitando a colaboração das empresas de tecnologia da informação daquele país.