Estado do Rio tem novas matrizes para a Educação Básica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de outubro de 2009 as 12:57, por: cdb

Com o objetivo de contemplar a legislação em vigor, a Secretaria de Educação fluminense vai fixar uma nova matriz para o ano de 2010 que estabelece a inclusão da Língua Espanhola e do ensino de Sociologia e Filosofia nas três séries do Ensino Médio.

Nessa nova matriz, haverá mais ênfase das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática na 1ª série do Ensino Médio visando o resgate de competências e conteúdos necessários a essa etapa da educação básica.

A oferta de projetos definidos também é referenciada, posto que é espaço próprio para manifestação das especificidades locais, exercício da pluralidade e atendimento a demandas do meio social.

As novas matrizes vão disponibilizar ainda o Projeto Definido pela Unidade Escolar – obrigatório para todos – e o Projeto Definido pela Unidade Escolar de matrícula obrigatória aos alunos que não optarem pelas disciplinas de matrícula facultativa de Ensino Religioso ou da segunda Língua Estrangeira.

No Ensino Fundamental, a matriz dos anos finais dos cursos noturno e diurno (no EJA e no Ensino Regular) foi diferenciada para viabilizar o cumprimento da carga horária prevista do curso e também para contemplar a legislação do Estado do Rio referente ao Ensino Religioso. As novas matrizes já foram publicadas no Diário Oficial através de Resolução nº 4359, da Secretaria de Educação.