“Esquerda e moderados se uniram”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de maio de 2003 as 04:56, por: cdb

O deputado estadual José Guimarães (PT) nega que a vitória de Francisco de Assis Diniz para a presidência da CUT no Ceará tenha decorrido de contatos dele e do presidente regional do PT, vereador José Airton Cirilo, com a direção do PCdoB.

– A vitória do De Assis se deve à força que tem a Fetraece, que o apoiou. O sindicalismo rural passa a ter força preponderante a partir de agora -, analisa.

Na avaliação dele, a eleição de Francisco de Assis Diniz não vai interferir disputa entre o vereador José Airton e o deputado estadual Artur Bruno pela indicação de candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza.

Artur Bruno também dissocia o resultado da eleição da CUT no Ceará do debate sobre a sucessão do prefeito Juraci Magalhães (PMDB). A derrota de Anísio Melo não teria decorrido do fato de o sindicalista ser assessor do deputado.

– Os sindicatos mais ligados à esquerda do PT se uniram aos moderados -, diz referindo-se ao fato de uma parcela da Articulação ter apoiado De Assis Diniz.

Apesar de Artur Bruno descartar a ligação entre a eleição da CUT e o debate sobre a sucessão na Prefeitura, as eleições municipais e a questão das reformas previdenciária e tributária permearam as discussões durante o congresso da CUT.