Especialistas discutirão avanços na aplicação do teste do pezinho 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de junho de 2011 as 13:10, por: cdb

O exame conhecido como teste do pezinho, realizado em recém-nascidos, será tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na próxima segunda-feira (6), a partir das 9h. Os senadores ouvirão especialista sobre avanços recentes e possibilidades de se aprimorar a aplicação do teste.

Entre as doenças que podem ser detectadas pelo exame, estão a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, que podem causar danos ao cérebro do bebê. A realização do teste e o diagnóstico precoce das doenças, geralmente assintomáticas no início, podem impedir esses danos.

O requerimento para a realização da audiência pública foi apresentado pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Paulo Paim (PT-RS).

Foram convidados para discutir o tema o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; a médica pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, Paula Regla Vargas; o vice-diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa de Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos José Burle de Aguiar; o presidente da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, José Alcides Marton Silva; a professora da Universidade Federal de São Paulo, Ana Maria Martins; e Fernando Gomide, representante da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico.

A audiência será na Sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado.

Isabela Vilar / Agência Senado