Especialista diz que NASA precisa de reformas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 20 de maio de 2003 as 23:07, por: cdb

Uma reforma profunda dos procedimentos da Nasa, a agência espacial americana, será recomendada pelo conselho que investiga o ônibus espacial Columbia, o Caib, explicou esta terça-feira o presidente da comissão independente, almirante da reserva Harold Gehman.

O relatório, que apresenta recomendações para modificações técnicas nas naves especiais, estará concluído antes do recesso parlamentar de agosto, prometeu Gehman numa coletiva de imprensa em Houston (Texas). Ele não descartou, porém, um atraso de algumas semanas “já que é muito mais importante fazê-lo bem, do que fazê-lo a tempo”.

Gehman prometeu recomendações de natureza bem diferente daquelas que foram feitas por outra comissão de investigação após o acidente do ônibus Challenger em 1986. “Levamos adiante um exame muito mais vasto que a Nasa”, reforçou.

– Vamos dizer aos engenheiros da Nasa que solucionem o problema da espuma isolante que se solta da nave e que teria causado o acidente do Columbia – expressou.

– Mas o fato de não podermos provar que a espuma (isolante) produziu uma fissura na nave é, talvez, uma boa coisa a longo prazo, já que isso nos força a examinar fatores muito mais amplos que podem ter contribuído para o acidente – acrescentou.

Gehman avaliou que o Caib “pode fazer um enorme bem à Nasa ao adotar uma aproximação ampla e completa, tomando como objetivo causas e debilidades múltiplas”.