Maior banco espanhol, o Santander anunciou, nesta quinta-feira a estratégia de crescimento no Brasil que, para este ano, estará focada em crédito consignado, financiamento imobiliário e de veículos. Durante apresentação dos resultados de 2007, o vice-presidente de marketing e negócios do banco, José Paiva Fernandes, afirmou que a previsão de crescimento é de 40% no financiamento de veículos, de 35% a 45% no crédito consignado e de 100% em negócios com financiamento imobiliário.
– O banco não está envolvido com a crise no mercado de crédito imobiliário e também não sofreu absolutamente nada com as turbulências no mercado financeiro e por isso nossa estratégia de crescimento está mantida nestes segmentos – afirmou o executivo a jornalistas.
A carteira de crédito total do banco no Brasil avançou 17% em 2007, alcançando R$ 43,7 bilhões, com destaque para o segmento de pessoa física. Isoladamente, a carteira de cartões de crédito do Santander registrou alta de 53% no ano passado em relação a 2006. Enquanto isso, crédito consignado avançou 41%, financiamento para veículos teve alta de 33% e crédito imobiliário cresceu 62%, para R$ 2 bilhões.
As operações do Santander no Brasil registraram lucro líquido de R$ 1,86 bilhão no ano passado, 48% acima do R$ 1,26 bilhão apurados em 2006.