Espaço sindical

Arquivado em:
Publicado Quarta, 21 de Novembro de 2012 às 09:28, por: CdB

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) promoveram manifestação em defesa da revisão do Plano de Empregos, Carreiras e Salários (Pecs)

21/11/2012 

Da redação     

 

Situação da GM

Dirigentes sindicais da General Motors da Alemanha, Espanha, Colômbia, Argentina e Brasil participaram, nos dias 20 e 21 de novembro, de reunião organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. O encontro discutiu a situação na GM e o plano de reestruturação implementado pela empresa, com demissões, fechamento de plantas e ataques aos direitos. A intenção é fortalecer a solidariedade internacional.     

Luta das domésticas

Movimentos sociais estão mobilizados para garantir que seja aprovado na Câmara e no Senado a PEC que estende às trabalhadoras domésticas e outros trabalhadores em residência direitos assegurados aos demais empregados com carteira assinada. Na pauta da categoria consta ainda a ratificação da Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre condições decentes de emprego categoria. Porém, a prioridade é alterar a legislação para depois adotar a norma como medida complementar.  

62% são mulheres negras

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), em 2009 haviam 7,2 milhões de empregados domésticos, sendo 93% do sexo feminino. Desse total, 62% são mulheres negras. Dos 34 direitos assegurados na Constituição, apenas nove estendem-se às domésticas. Além de ser aprovada em dois turnos pela Câmara por, ao menos 308 votos, a PEC segue para o Senado. Por fim, depende da sanção da presidenta Dilma Rousseff e, caso seja promulgada, garante às trabalhadoras direitos como a jornada de trabalho de 40 horas semanais, hora extra e adicional noturno.         

Em SP, renda de negros cresce

A renda média dos trabalhadores negros nas 39 cidades da região metropolitana de São Paulo cresceu cinco vezes mais do que a dos não-negros (brancos e amarelos) de 2002 a 2011, com aumentos de 14,8% e 2,9%, respectivamente. Porém, na média, os negros ainda recebem salários menores, correspondentes a 61% dos não negros. A hora paga aos negros, em 2011, ficou em torno de R$ 6,28, ante R$ 10,30 para os não-negros. As informações fazem parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), feita em conjunto pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Dieese.   

Greve mantida

Os operários que trabalham nas obras da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, e da Petroquímica de Suape (PE), decidiram, no dia 14 de novembro, manter a greve iniciada em 31 de outubro, em que pese ser considerada ilegal pela Justiça do Trabalho. A decisão foi tomada em assembleia, feita no complexo portuário e industrial de Suape (a 60 km de Recife). Houve ataques por parte da PM quando um grupo de grevistas tentou retirar operários que trabalhavam nos canteiros de obras. Policiais militares dispararam tiros de balas de borracha e lançaram bombas de efeito moral para conter os manifestantes. Não há registro de feridos graves.         

Terceirizados aderiram à luta

Desde 31 de outubro, em Suape, 46 mil operários da refinaria e 8 mil da petroquímica reivindicam a equiparação salarial entre os trabalhadores que executam as mesmas funções nas duas empresas. Junto a isso, no Complexo Portuário de Suape, motoristas de duas empresas terceirizadas que prestam serviços à Petrobrás, Asa e Protour, paralisaram as atividades por tempo indeterminado. Ao todo, 193 motoristas participam da paralisação.     

Trabalhadores da EBC mobilizam

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) promoveram manifestação em defesa da revisão do Plano de Empregos, Carreiras e Salários (Pecs) de forma democrática e com valorização do quadro da empresa. Outra bandeira da mobilização é o reajuste salarial com ganho real, que está sendo discutido dentro da negociação do Acordo Coletivo da empresa 2012- 2013. Todos foram convidados a ir ao trabalho vestidos de azul e um “tuitaço” está sendo realizado com mensagens de cobrança junto a autoridades. Diversas redações se mobilizaram, tiraram fotos e manifestaram o desejo pela revisão do Pecs e pelo ganho real.           

Paraguaios como escravos

O Ministério Público do Trabalho encontrou 71 imigrantes paraguaios irregulares no Frigorífico Nostra, da empresa VL Agro-Industrial Ltda, no município de Cambira (PR), em fiscalização realizada em 31 de outubro. De acordo com o procurador Heiler Natali, que organizou a inspeção, eles são vítimas de tráfico de pessoas e eram submetidos a condições análogas às de escravos. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo