Espaço sindical

Arquivado em:
Publicado Quarta, 24 de Outubro de 2012 às 07:41, por: CdB

O enfrentamento à violência contra  os jovens negros será foco principal dos  debates nos eventos para comemorar o Dia da Consciência Negra

 24/10/2012

Da redação

 

FGTS por celular 

As centrais sindicais firmaram termo  de cooperação técnica com a Caixa  Econômica Federal (CEF) para divulgar  novos canais de consulta às contas  vinculadas ao Fundo de Garantia do  Tempo de Serviço (FGTS). O serviço  é gratuito e possibilita ao trabalhador  receber informação atualizada de  saldo, depósitos e saques do FGTS no  celular, através de mensagens SMS,  além de realizar consulta do extrato  pela internet. Para ter acesso ao extrato  na internet, basta cadastrar uma senha  no endereço www.fgts.gov.br ou  www.caixa.gov.br/fgts. No site também é possível fazer adesão ao serviço  de mensagem pelo celular em substituição  ao recebimento bimestral do extrato  emitido em papel. A adesão aos novos serviços é facultativa e os trabalhadores  que quiserem permanecer no modelo  anterior continuarão recebendo o extrato  bimestral do FGTS em endereço  residencial cadastrado, que pode ser  atualizado pela internet.         

CUT debate violência 

O enfrentamento à violência contra  os jovens negros será foco principal dos  debates nos eventos programados pela  CUT São Paulo e pelos movimentos sociais  para comemorar o Dia da Consciência  Negra dia 20 de novembro, segundo  Rosana Aparecida da Silva, secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP.  Em reunião dia 18 de outubro, na sede da CUT-SP, representantes de várias  entidades do movimento negro e de sindicatos  filiados à Central apresentaram e discutiram propostas de atividades  políticas e culturais, e a necessidade de refletir e reivindicar medidas de combate  ao crescente extermínio da juventude  negra foi uma preocupação apontada  por todos os participantes. “Não há nenhuma  medida contra a violência que  atinge a população negra. O movimento  negro tem feito várias ações para tentar  mudar essa situação, mas não tivemos  nenhuma resposta da Polícia Militar ou  do Ministério Público Estadual paulista”, alertou a dirigente cutista.                                   

Protesto de médicos de São Paulo 

Os médicos de São Paulo suspenderam, dia 18 de outubro, o atendimento  eletivo a todas as especialidades de  dez operadoras de saúde, mantendo  apenas os atendimentos de urgência e  emergência. Entre os dias 11 e 17 de outubro, os médicos já haviam paralisado os atendimentos aos pacientes desses planos, mas de forma escalonada. A categoria aproveitou o Dia do Médico para protestar contra as operadoras.  Não foram atendidos clientes dos planos Green Line, Intermédica, Itálica, Metrópole, Prevent Sênior, Santa Amália, São Cristóvão, Seisa, Trasmontano  e Universal. Os médicos reivindicam melhor remuneração por consulta. Segundo o presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão, é  inaceitável o desrespeito das operadoras  com médicos e clientes. “Os planos aumentam  as mensalidades todos os anos  acima do IPCA e querem oferecer aos  médicos um quinto da inflação”, denuncia  Meinão.                   

Tabela de categorias 

Desde que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) solicitou às entidades  sindicais que apresentem nova tabela  de categorias profissionais, centrais,  confederações e sindicatos estão se reunindo  para debater o tema. Nos dias 16 e 17, a Nova Central e sindicatos filiados  promoveram seminário no auditório da  Confederação Nacional dos Trabalhadores  na Indústria (CNTI), em Brasília,  para orientar as entidades quanto à nova  tabela. No Seminário, foi elaborado documento a ser encaminhado ao MTE,  que servirá de referência no reconhecimento  de novas entidades.                         

FGTS deve ser integral 

A Subseção I, especializada em Dissídios  Individuais (SDI-1), do Tribunal  Superior do Trabalho considerou inválida  cláusula pactuada em norma coletiva  que reduz de 40% para 20% a multa  sobre o FGTS em rescisão contratual de  empregado com empresa prestadora de  serviços terceirizados. O relator, ministro João Batista Brito Pereira, observou  que cláusula desta natureza é invalida  “na medida em que vincula terceiros  que não participaram da negociação  coletiva”. Ele explicou que tanto o órgão gestor do FGTS quanto o novo empregador são atingidos pelos efeitos da cláusula. A invalidade da cláusula impede o levantamento de qualquer valor  do FGTS pelo empregado dispensado da  antecessora e imediatamente admitido  por empresa sucessora, sem descontinuidade  na prestação de serviço.                     

Greve geral paralisa a Grécia

A quinta greve geral de 2012 paralisou a Grécia, dia 18. A greve, em protesto pelo novo pacote econômico negociado pelo governo com os credores externos,  foi convocada pelos principais sindicatos  do país e afetou o transporte aéreo,  marítimo, ferroviário e urbano.  

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo