Espaço MPB traz Celso Fonseca ao Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de março de 2010 as 11:08, por: cdb

O compositor Celso Fonseca será a atração do show especial e gratuito do Espaço MPB, no Botafogo Praia Shopping, em Botafogo, nesta quinta-feira, a partir das 19h30. O artista sobe ao palco do 8º piso para mostrar as músicas que fazem parte do novo DVD / CD, lançado em fevereiro, e composições autorais como Slow Motion Bossa Nova e Sorte, parceria dele com Ronaldo Bastos, além de regravações de grandes artistas da MPB como Caso Sério, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. O público também terá a oportunidade de ouvir Ela só pensa em beijar, releitura do funk do MC Leozinho, e Beleza Rara, da Banda Eva.

Celso Fonseca se apresenta no projeto Espaço MPB – uma parceria entre o Botafogo Praia Shopping  e a rádio MPB FM – que promove, sempre na última quinta-feira do mês, um show gratuito com um grande nome da música brasileira. Celso iniciou na música, em 1981, e desde então, é um dos músicos brasileiros mais atuantes no cenário da MPB e no mercado internacional.

Começou tocando violão, trabalhou como guitarrista da banda de Gilberto Gil, o que lhe abriu as portas para tocar e gravar com outros grandes nomes da música brasileira. Como compositor, começou em 1983, ao lado do parceiro Ronaldo Bastos, com quem compôs a música Sorte, sucesso nas vozes de Gal Costa e Caetano Veloso. Além disso, teve outras músicas gravadas por grandes intérpretes da MPB.

Seu primeiro disco solo, Minha Cara, foi lançado em 1986, e sete anos depois, gravou Som do Sim. Em seguida, veio a trilogia criada com Ronaldo Bastos, lançada pela Dubas: Sorte (1994),  Paradiso (1997), e Juventude / Slow Motion Bossa Nova (2001), que foi o cd mais vendido do cantor e que no ano seguinte ao seu lançamento, foi indicado ao Grammy Latino em duas categorias: melhor disco e melhor canção de MPB, com A voz do coração. E a canção Slow Motion Bossa Nova foi por cinco vezes, tema da campanha publicitária das sandálias Ipanema com a modelo Gisele Bündchen.

O cantor e compositor tem ao todo 12 CDs lançados e 2 DVDs. O CD Natural foi lançado, em 2003, pelo selo Ziriguiboom / Crammed, em todo o mundo, incluindo o Japão, onde ele  é um grande sucesso. Seus dois Cds lançados na Europa venderam cerca de 60 mil unidades e também nos Estados Unidos, onde depois da cantora Bebel Gilberto, foi o disco de maior vendagem da música brasileira na época do lançamento (20 mil Cds). Celso foi o terceiro artista brasileiro a gravar o renomado Later with Jools, na BBC inglesa , um dos musicais de TV mais importantes  da Europa. O seu primeiro DVD, Celso Fonseca ao vivo, foi gravado no ano passado, no Canecão e ele acaba de lançar em parceria com Marcos Valle, o CD Página Central, composto por 12 canções inéditas compostas pelos dois, especialmente para esse projeto.

Serviço: Celso Fonseca no Espaço MPB

Dia: 25 de março (quinta)

Local: 8º piso do Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400

Horário: 19h30

Entrada Franca