Escultor Giacometti é revivido em Berlim

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Publicado Domingo, 12 de Fevereiro de 2017 às 15:31, por: CdB

Festival de Berlim mostrou mais um "biopic" ou filme biográfico: o dos dois últimos anos do pintor e escultor Alberto Giacometti, um excêntrico hiperativo, ligado em mulheres e frequentador assíduo de bordéis.

Por Rui Martins, do Festival Internacional de Cinema de Berlim

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A maior parte do filme se passa no atelier do escultor e pintor alberto Giacometti

Mais um filme biográfico em Berlim, desta vez do pintor e escultor suíço Alberto Giacometti, depois do biopic sobre o guitarrista Django Reinhardt. Dirigido pelo inglês Stanley Tucci, o filme Último Retrato (Final Portrait) é baseado num livro de depoimento pessoal do escritor e crítico de arte norte-americano James Lord.

Foi o próprio Giacometti quem desejou fazer um retrato a óleo do escritor, que passou a frequentar o atelier do pintor na expectativa de precisar posar um máximo de uma semana. Entretanto - e foi isso que levou Stanley Tucci a fazer o filme - a pintura era sempre interrompida pelas razões mais diversas, obrigando James Lord a adiar seu retorno a Nova Iorque e ficar muito tempo em Paris.

Isso teve, porém, um resultado positivo, pois o escritor e crítico se tornou um assíduo frequentador do atelier do artista, um hiperativo e excêntrico, além de fumante inveterado, que interrompia frequentemente suas atividades, não conseguia terminar suas obras, por vício de perfeição, e não dava nenhum valor ao dinheiro recebido por seus desenhos, pinturas e esculturas, deixando somas importantes em qualquer lugar do atelier dentro de simples envelopes. Nesse mesmo caos eram colocadas suas obras.

Bem diferente, portanto, de Picasso e Salvador Dali, conhecidos por catalogarem suas obras e saberem negociá-las por altos preços.

Admirador de mulheres, Giacometti mantinha uma relação tumultuosa com sua esposa e, nos seus últimos anos de vida, tinha uma relação afetiva com uma prostituta, Caroline, com a qual era pródigo em matéria de presentes, oferecendo mesmo um carro esporte, enquanto sua esposa se queixava de ter apenas um casaco. O artista possuí

a também o hábito de interromper subitamente seu trabalho para ir ao bordel, onde era conhecido e bem recebido.

Um dos melhores filmes do início do Festival, filmado com duas câmeras móveis e que contou com a colaboração de um pintor admirador de Giacometti para garantir um máximo de autenticidade na decoração do atelier reconstituído.

Rui Martins está em Berlim, convidado pelo Festival  Internacional de Cinema

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