Escola Villa-Lobos inaugura núcleo no interior do Rio de Janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de abril de 2003 as 20:24, por: cdb

A Escola Técnica de Música Villa-Lobos inaugurou nesta terça-feira, no município fluminense de Miracema, por meio de convênio firmado entre a Fundação de Artes do Estado e a prefeitura local, seu sexto núcleo no interior, onde já estão inscritas 280 crianças.

O diretor da Escola e coordenador dos núcleos, José Maria Braga, disse que a meta é estender o trabalho pioneiro de interiorização do curso de musicalização de nível básico da Villa-Lobos a pelo menos mais três municípios até o final do ano: Conceição de Macabu, Búzios e Piraí.

Além de gerar emprego para músicos do interior, o projeto realiza um trabalho cultural com a participação dos alunos da Escola que se apresentam nas localidades durante o ano, para que as crianças tenham contato com instrumentos que estão fora do seu universo.

Em Miracema, Braga disse que também há a intenção de renovar a banda centenária da cidade, a fim de preservá-la. A Escola pretende implantar, ainda em 2003, o treinamento a distancia pela Internet, de professores de música. Para isso está providenciando seu site junto ao Centro de Processamento de Dados do Estado-Proderj, que deverá entar em funcionamento no segundo semestre.

Com 51 anos de fundação, a Escola Técnica de Música Villa Lobos contabiliza três mil alunos em sua sede e outros três mil nos cinco núcleos no interior. A Escola foi equipada em 2002 com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio-Faperj, no montante de R$ 94,882 mil.