Escola municipal na final de torneio de robótica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:24, por: cdb

A equipe Papa Power, da Escola Municipal Papa João XXIII, do bairro Portão, disputará a etapa nacional do torneio de robótica First Lego League (FLL), nos dias 3 e 4 de março, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. São nove estudantes da 7.ª e 8.ª séries e o técnico Patrick Juan Morais, ex-aluno da escola e participante da competição em anos anteriores.

O torneio consiste na apresentação de soluções criativas e inovadoras, por meio de ciência e tecnologia, para a conservação e segurança alimentar. Neste ano, os participantes vão propor alternativas para evitar problemas de saúde causados por ingestão alimentar.

Os estudantes da escola Papa João XXIII conseguiram a classificação na etapa seletiva de dezembro de 2011, em São Paulo. O tema defendido será a diferença entre os produtos diet e light.

“A ideia teve início no ano passado, quando a equipe defendeu o tema biomedicina e descobriu altos índices de diabetes nas vilas Leão e Estrela, pois a comunidade não sabia a diferença entre diet e light”, explicou a professora responsável pela equipe, Manancita Nantar Palú.

De acordo com a professora, o projeto de robótica nas escolas municipais contribui para uma maior participação e integração dos alunos e para o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Ela conta que os estudantes que tinham dificuldades de aprendizagem melhoraram o desempenho. Manancita diz ainda que as atividades de robótica desenvolvem o raciocínio lógico, o entendimento sobre tecnologia e promovem uma visão sobre o futuro profissional.

Desafios – Quatro grandes desafios serão enfrentados pelas equipes na etapa nacional da FLL: Projeto de Pesquisa, Projeto de Robô, Desafio Robótico e Trabalho em Equipe. O desafio engloba 15 tarefas que devem ser executadas em um prazo de dois minutos e meio por robôs construídos pelas próprias equipes com peças Lego.

Participam da final brasileira da competição 45 equipes de todo o pais, formadas por crianças e jovens entre 9 e 15 anos. As três melhores equipes da competição serão classificadas para as etapas internacionais da FLL: o World Festival, em St. Louis, Estados Unidos; o Open European Championship, em Mannheim, na Alemanha; e o Robots in Paradise, na Flórida, Estados Unidos.

Participantes da etapa nacional do First Lego League 2012

Murilo Amorin
Mateus Henrique Prendin Costa
Cristhian Sidoly de Paula
Rafael César Stakowian
Anna Flávia Victorino Leal
Gabriel Konopacki
Jean Carlos Souza Araújo
Fernando Furlan Justino
Raul Bonfin
Técnico: Patrick Juan de Morais
Mentora: Manancita Nantar Palú