Escola do Parque Brasil III recebe hoje (12) atividades do Programa Saúde na Escola

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 08:47, por: cdb

Proporcionar uma educação que construa hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes de Teresina é a proposta do Programa Saúde na Escola (PSE), que desenvolverá várias atividades, a partir das 14 h de hoje (12), na Escola Municipal Clidenor Freitas, no Parque Brasil III (zona Norte). As ações consistem na apresentação da avaliação nutricional realizada entre os alunos e na consolidação de hábitos saudáveis na alimentação dentro e fora da escola com o fim de combater a obesidade infantil.

O programa é de iniciativa do Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação. Em Teresina, o PSE é executado pela Prefeitura da capital, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria Estadual da Educação (Seduc), envolvendo atualmente 140 escolas municipais e estaduais. O objetivo é desenvolver metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

Dados da pesquisa realizada entre os anos de 2008 e 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, a estatística aponta que uma em cada cinco pessoas inseridas nessa faixa etária apresentam excesso de peso.

Avaliação nutricional – A FMS, com o apoio da Semec e da Seduc, realizou em 2011 atividades de antropometria em 59 escolas do PSE, em que foram coletados vários indicadores, entre os quais o peso para a idade. Os resultados estão sendo agora apresentados entre o público envolvido, e a Escola Clidenor Freitas é a última a receber esses dados.

De acordo com Celeste Nascimento, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Monte Verde, que engloba o Parque Brasil III, além da apresentação desses resultados, as equipes 220 e 221 da Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolverão atividades como palestra, teatro e distribuição de folders com cerca de 60 crianças na faixa etária de 10 a 13 anos.

“Na área da nutrição serão abordados temas como obesidade infantil e alimentação correta de acordo com a faixa etária dos alunos. Os estudantes também terão a oportunidade de saber quais os cuidados devem ser tomados com a saúde bucal, além dos tipos de alimentoS que, se não houver escovação correta após o consumo, podem prejudicar a saúde da boca”, destaca a enfermeira.

————————————————————————————

Serviço:

Atividades Programa Saúde na Escola

Local: Escola Municipal Clidenor Freitas, Rua 6, S/N, Parque Brasil III (próximo à Unidade Básica de Saúde do Monte Verde)

Horário: 14h