Equipe pentacampeã será a base da seleção de Parreira contra a China

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de fevereiro de 2003 as 14:25, por: cdb

A equipe que conquistou o pentacampeonato mundial em 2002 sob o comando de Luiz Felipe Scolari foi praticamente mantida por Carlos Alberto Parreira em seu primeiro treino antes da reestréia na seleção brasileira. O time nacional enfrenta a China, nesta quarta-feira, às 9h30, no estádio Olímpico, em Guangzhou.

O treinamento durou pouco mais de uma hora, e Parreira dedicou aproximadamente metade da movimentação para um coletivo. Em relação ao time da Copa do Mundo foram feitas quatro alterações. A principal mudança foi a já esperada troca do esquema com três zagueiros pelo tradicional 4-4-2.

No gol, Marcos, que nem sequer foi convocado, deu lugar a Dida, que atravessa boa fase no Milan. A zaga só não foi aproveitada porque todos os jogadores estão contundidos. Lúcio não pôde ser chamado, Edmílson foi cortado e Roque Júnior deve ficar no banco de reservas.

O zagueiro do Milan estava sem atuar havia cinco meses por causa de uma contusão no ombro. Ele voltou neste domingo em uma partida contra o Perugia, pelo Campeonato Italiano, mas levou uma pancada no local e voltou a sentir dores.

Por isso, Parreira revelou que ainda não tem a escalação totalmente definida. “O time vai depender das condições que o Roque Júnior apresentar para a partida”, afirmou técnico, esperando por uma definição do médico José Luís Runco. “Roque Júnior será avaliado no dia do jogo para saber se poderá ser escalado”, explicou Runco.

Assim, a defesa deve ser formada por Luisão, do Cruzeiro, e Anderson Polga, do Grêmio. A quarta novidade do time será a presença de Zé Roberto, do Bayern de Munique, no meio-campo. Ele já havia sido lembrado por Zagallo no amistoso contra a Coréia do Sul, no fim do ano passado, naquela que seria a despedida do treinador da seleção.

Nas demais posições, Kleberson será aproveitado como volante ao lado de Gilberto Silva, enquanto Rivaldo continua como companheiro de ataque de Ronaldo. O time que vai começar jogando a partida contra a China é o seguinte: Dida; Cafu, Luisão, Anderson Polga e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho e Zé Roberto; Ronaldo e Rivaldo.