Equipe de Taekwondo de Vila Velha participa de torneio inédito na Bahia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de abril de 2012 as 00:38, por: cdb

Para participar de uma competição aos moldes dos jogos olímpicos, com coletes eletrônicos, a equipe de Taekwondo da Academia Garra disputa neste fim de semana (07 e 08 de abril), em Porto Seguro (BA), a Copa Porto Seguro de Taekwondo . Os atletas contam com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel). Única representante do Estado e de Vila Velha no torneio, a equipe espera aprender e ganhar uma maior experiência, já que é a primeira vez que uma competição nacional usa o colete eletrônico como sistema de pontuação.

“A competição será muito importante para o crescimento do esporte em nossa cidade. Tal sistema é utilizado apenas nos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Mundiais e, dessa forma, nossos atletas já estarão se familiarizando com as novas regras”, disse Alessandro Amorim, faixa preta e categoria master. Amorim destacou, ainda, o incentivo da Semel ao esporte canela-verde. ” Essa participação é inédita e está sendo possível graças ao incentivo que a Semel vêm dando à modalidade Taekwondo. Isso está tornando nosso esporte mais competitivo e revelando, a cada dia, novos talentos em nossa cidade.”

Taekwondo

O termo taekwondo significa “arte de usar os pés e mãos na luta através da mente”, um combate sem armas para defesa pessoal. O esporte chegou ao Brasil em 1970, em São Paulo, pelo mestre San Min Cho. Os atletas evoluem por “gubs” (faixas) e em seguida por “dans”.  Cada gub corresponde a uma faixa colorida e são dez delas até chegar a faixa preta. Depois, o atleta evolui para a faixa preta (dan) que corresponde a dignidade, dedicação, postura e liderança. A maior atleta brasileira é Natália Falavigna. Ela possui o maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda a história da competição e é campeã mundial nas categorias júnior, adulta e universitária. O esporte é uma modalidade olímpica desde as Olimpíadas de Sydney, em 2000.

A equipe será formada por Eric Dumer Lube (categoria infantil faixa preta); Thiago Lima Fardin (categoria adulto faixa preta); Francisco de Assis Araújo (categoria master faixa preta) e Alessandro Amorim (categoria master faixa preta).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semcult/Semel

Lívia Albernaz

27 3149-7923 / 9800-2020