Equipe de reabilitação física alerta para violência no trânsito

Arquivado em:
Publicado Quinta, 05 de Abril de 2012 às 05:09, por: CdB

A equipe de reabilitação física da Prefeitura de São José dos Campos está orientando futuros motoristas sobre as consequências para a saúde física e psicológica das vítimas em palestras educativas nos cursos obrigatórios para tirar a primeira carteira de habilitação.

A parceria foi feita entre a Secretaria de Saúde e oito dos nove Centros de Formação de Condutores (CFC) de São José dos Campos. O programa foi implantado esse ano.

O objetivo é mostrar para os alunos dos CFCs a fragilidade do corpo humano e como um acidente de trânsito pode incapacitar uma pessoa. A conscientização é o foco para reduzi-los. A maioria desses acidentes poderia ser evitada.

Nas palestras são usados como material de apoio: próteses (usadas para apoio ou substituição de membro amputado), vídeos com histórias de pessoas que tinham uma vida produtiva e ficaram incapacitadas por um descuido ao volante e slides.

Os jovens de 18 a 29 anos, que estão tirando a habilitação pela primeira vez, são o público-alvo dessas palestras. Homens dessa faixa etária são apontados por um estudo da Secretaria de Saúde como as principais vítimas dos acidentes de trânsito. Esse trabalho também mostra que a maioria das vítimas estava em motocicletas. Quase 46% dos acidentes ocorrem no fim de semana e a principal causa é a imprudência.

Durante a palestra, os profissionais de saúde também explicam que quase 1 milhão de brasileiros consegue escapar com vida dos acidentes. A proporção de sobrevida é de 19 para 20 casos, porém muitas vítimas ficam com alguma incapacitação física definitiva.

Leia mais notícias: Secretaria Municipal de Saúde

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo