Epidemia semelhante a Ebola deixa 38 mortos na República do Congo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003 as 17:25, por: cdb

Pelo menos 38 pessoas morreram na República do Congo por causa de um novo surto epidêmico de febre hemorrágica surgido em áreas do norte do país, informou hoje, quarta-feira, uma rádio local, acrescentando que as autoridades de saúde do país suspeitam de que trata-se do vírus Ebola.

O vírus do Ebola, segundo os especialistas, permanece latente até aparecer novamente sem qualquer explicação em determinados pontos da África Central para depois desaparecer logo que a infecção é controlada.

Há 12 meses, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 62 pessoas morreram por causa do Ebola no norte do país na fronteira com o Gabão.

Em 1999 foram registrados contágios da doença mortal no norte de Uganda com um saldo de 170 mortos e em 1995 foram 265 as vítimas mortais em outro surto na cidade de Kikwuit, na República Democrática do Congo (RDC).

O Ebola é um tipo de febre hemorrágica que provoca intensos derrames internos no corpo da pessoa infectada e contagia muito facilmente ao entrar em contato com os fluidos do corpo do doente.

Até o momento não se conhece nenhuma cura para o mal e a melhor forma de combatê-lo é isolando totalmente os contagiados quando aparecem os primeiros sintomas.