Entrega de declarações do imposto de renda aumenta 6% em relação a 2006

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de abril de 2007 as 21:58, por: cdb

O prazo para entrega, sem multa, das declarações do imposto de renda de pessoa física terminou às 20h desta segunda-feira. De acordo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, foram entregues 23,2 milhões de declarações – cerca de 300 mil declarações abaixo da expectativa da Receita. Das declarações entregues, 385 mil foram enviadas pelo sistema on-line, 22,5 milhões pela internet e 370 mil em papel.

Na entrega de declarações dentro do prazo, houve um crescimento de 6% em relação a 2006, quando foram entregues 22 milhões de declarações.

– Está havendo um crescimento da massa salarial e, mesmo com a redução de tributos do imposto de renda de pessoa física, estamos tendo um aumento na apresentação de declarações -, avaliou Rachid.

Segundo o secretário, a entrega de declarações ocorreu com tranqüilidade, sem congestionamento nos terminais. Nesta segunda, o movimento foi mais intenso. Chegaram a ser entregues 3 mil declarações por segundo.

– Por volta das 15 horas de hoje, em hora cheia, foi o maior pique, quando o número chegou a 209, 9 mil declarações entregues -, disse.

Ainda de acordo com Rachid, as pessoas que não entregaram as declarações até às 20h desta segunda, poderão fazê-lo a partir das 8h do dia 2 de maio. Os atrasados terão que pagar uma multa mínima de R$ 165,74, mais o imposto devido.

– Para quem não entregou a declaração, a multa é de 1% por mês de atraso, podendo chegar a 20% -, alertou.