Ensino superior: Jovens do Bloco contra aumento das propinas

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Março de 2012 às 15:56, por: CdB

Coordenadora de jovens do Bloco repudia a proposta do conselho de reitores, que recomenda o aumento das propinas no próximo ano letivo até 30 euros para criar um suposto fundo de apoio a alunos carenciados, e frisa: “Apenas vai acelerar o processo de expulsão deliberada de mais estudantes do ensino superior público”.Artigo |15 Março, 2012 - 01:48Foto de Paulete Matos

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) aprovou nesta terça feira uma recomendação para que as propinas sejam aumentadas até 30 euros no próximo ano letivo, com o objetivo de financiar um fundo de apoio aos estudantes com dificuldades económicas. Caberá aos conselhos gerais das universidades decidir o aumento das propinas.

A propina máxima para este ano letivo é de cerca de 1.000 euros (999,71 euros) e segundo noticiou em janeiro o “Diário Económico” no próximo ano letivo ela subirá 36,9 euros, passando para 1.036,6 euros. O valor da propina mínima é de 630,5 euros, mas nenhuma universidade cobra esse valor e das 15 universidades públicas portuguesas, em 2011 apenas 3 (ISCTE, Universidade dos Açores e Universidade do Algarve) não cobravam a propina máxima.

A Coordenadora de Jovens do Bloco de Esquerda já condenou a recomendação do CRUP. Segundo o site Jornalismo Porto Net, a coordenadora considera que “aumentar as propinas para esse suposto fim não se vai traduzir em menos estudantes com dificuldades nas universidades” e salienta: “Apenas vai acelerar o processo de expulsão deliberada de mais estudantes do ensino superior público”.

A coordenadora diz ainda que o CRUP tem que decidir de que lado está. “Se está do lado dos estudantes que querem estudar e estão a ser empurrados para fora das universidades públicas ou se estão no lado do governo que quer asfixiar o ensino superior público em Portugal”.  

Artigos relacionados: Estudantes enfrentam maior aumento do valor das propinas desde 2003 Reitores rejeitam aumento das propinas Propinas do ensino superior sobem para 1000€ no próximo ano lectivo
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo