Vendas do Lumia não comprovam a recuperação da Nokia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 as 11:49, por: cdb
Ainda é cedo para apostar que a Nokia está no caminho para a recuperação após seu novo smartphone Lumia esgotar em muitas lojas
Ainda é cedo para apostar que a Nokia está no caminho para a recuperação após seu novo smartphone Lumia esgotar em muitas lojas

A Nokia está no caminho para a recuperação após seu novo smartphone Lumia esgotar em muitas lojas ao longo da Europa e das Américas, à medida que varejistas dizem que a oferta era baixa demais desde seu lançamento. Os Lumia 920 e 820, que usam o mais recente software Windows Phone 8, da Microsoft, foram lançados no mês passado com expectativas de que “ou vai ou racha” para a Nokia, a líder absoluta no mercado de celulares, e que agora perde participação nos segmentos de smartphones e celulares mais simples.

Críticas online positivas e anedotas de listas de espera para o 920, além do acordo de vendas da Nokia com a China Mobile anunciado mais cedo neste mês, ajudaram a ação da Nokia a avançar mais de 40 % no último mês.

Mas analistas dizem que não há prova de que celulares Lumia estão ganhando terreno frente aos líderes de mercado Samsung e Apple ou que a estratégia arriscada do presidente-executivo, Stephen Elop, de apostar o futuro da companhia em software Windows está rendendo frutos.

– Eu acho que as pessoas estão olhando e dizendo: ‘Ei, não há 920 suficientes no mercado’, mas a realidade é que o volume é muito pequeno. Não vai mover a agulha – disse o analista James Faucette, da Pacific Crest Securities.

A maioria dos analistas projeta que a Nokia vai vender cerca de 5 a 6 milhões de aparelhos Windows Phone no quarto trimestre, com mais de metade deles sendo versões mais antigas do Lumia, que foram alvo de forte desconto.

Isso seria melhor do que os 3 milhões de smartphones Lumia vendidos no terceiro trimestre, mas ainda assim fraco em comparação com a Samsung, que ostenta o sistema operacional Android, do Google e deve embarcar 60 milhões de smartphones no trimestre de outubro a dezembro.

Nokia prepara Lumia 825 com mesmo display PureMotion do 920

De acordo com informações do site Globo.com,vazaram na Internet na terça-feira, suposta foto do novo smartphoneLumia 825“. Equipado com o Windows Phone 8, o telefone terá um display de 4,3 polegadas com a mesma tecnologia PureMotion presente no Lumia 920. A tecnologia melhora a visibilidade da tela em ambientes externos e apresenta pixels mais bem definidos, além de vir com um sensor de toque ultrassensível capaz de ser operado até com luvas ou objetos com baixa condutividade, como canetas normais.

As fotos divulgadas pelo site chinês cnBeta correspondem a uma unidade de desenvolvimento e mostram um modelo já finalizado, com desenho similar ao do atual Lumia 820. Segundo as informações, o novo Windows Phone 8 da Nokia virá com um processador Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz; possivelmente o mesmo usado Nokia Lumia 920T, HTC One S e Sony Xperia T. Ele terá também 1 GB de memória RAM e armazenamento interno de 16 GB. Já na câmera digital, um sensor de 8 megapixels com flash de LED e lente Carl Zeiss fará o registro de fotos.

Ainda de acordo com o site, o modelo deve chegar ao mercado em fevereiro de 2013, porém ainda não há informações sobre seu preço. Se lançando, o Lumia 825 deve demorar para chegar ao Brasil, uma vez que seus irmãos mais velhos Lumia 820 e 920 começarão a ser vendidos por aqui somente em março.