Encontrados dois corpos sob inundação de lodo na Califórnia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 17:00, por: cdb

Dois corpos foram encontrados nesta sexta-feira, sob a inundação de lodo que cobriu parte de um acampamento no canyon de Waterman, no condado de San Bernardino, no sul da Califórnia, disse a polícia. Um porta-voz policial informou sobre a descoberta dos corpos, mas não deu mais detalhes sobre o andamento das operações de resgate para tentar encontrar as outras 8 pessoas que estão desaparecidas.

A inundação surpreendeu ontem 24 pessoas no acampamento Santa Sofía, que pertence à Igreja ortodoxa, situado em uma zona arrasada no início do mês de novembro pelos graves incêndios que assolaram o sul da Califórnia.

Especialistas afirmam que a perda da cobertura florestal na área e as fortes chuvas registradas nas últimas horas foram as causas que fizeram com que toneladas de barro caíssem sobre o acampamento.

Um total de 14 pessoas puderam escapar do avanço do lodo e da água e foram resgatadas nos momentos posteriores à inundação.

Os trabalhos de resgate se vêem dificultados pelos escombros e pelos movimentos do lodo, informaram as autoridades do condado.

Antes de encontrar os corpos, o chefe de bombeiros do condado, Peter Brierty, disse que “ainda continuam desaparecidas pessoas de todas as idades. Será uma tragédia horrível se não as encontramos”.

Entre os desaparecidos há um bebê de seis meses e uma menina de 7 anos, que foi arrastada pelo barro junto a sua mãe.

O pai da família, Gilberto Juárez, conseguiu salvar a sua outra filha, de 3 anos, e ambos foram levados a um hospital, onde se recuperam do choque traumático sofrido.

Mildred Najera, cunhada de Juárez, explicou à imprensa que Gilberto tentou também resgatar sua esposa e sua outra filha, mas que não pôde fazer nada frente à força da inundação, que arrastou a cabana na qual estava a família.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos advertiu que a neve e a chuva, que não caíam com esta intensidade no condado de San Bernardino há dois anos, continuarão ao longo dos próximos dias, o que pode dar lugar a novas inundações.